Nossa História

Fundada em 1944, a Franklin Electric é líder global na fabricação e comercialização de sistemas e componentes para mover água e combustíveis automotivos. É reconhecida como a principal produtora mundial de motores elétricos submersos e atende a clientes em todo o mundo, em aplicações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais e abastecimento. O grupo tem sua matriz em Fort Wayne, Indiana, nos Estados Unidos, e possui fábricas e escritórios em 15 países, entre eles o Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Alemanha, Canadá, África do Sul, Itália, Turquia, China, Coréia, Austrália e Japão.

O mercado tradicional da Franklin Electric constitui-se em sistemas de bombeamento para poços profundos. Porém, nos últimos anos, a empresa tem diversificado sua linha de produtos, inovando e buscando servir diversos mercados.

No Brasil, a empresa está localizada em Joinville-SC desde 2008, quando adquiriu a marca Schneider Motobombas, fornecendo sistemas de bombeamento para poços profundos, motobombas de superfície, motobombas para drenagem de esgoto, sistemas de pressurização, sistemas de bombeamento com energia solar, entre outros. Possui centros de distribuição em Recife-PE, Contagem-MG, Belém-PA, Goiânia-GO, São Paulo-SP, Teresina-PI, Feira de Santana-BA e Monte Azul Paulista-SP.

Outra aquisição da Franklin Electric no Brasil é a Bombas Leão. A marca integra o grupo desde 2014 e é referência no setor de motobombas submersas. Dando continuidade ao crescimento do grupo no mercado brasileiro, em 2015 a Franklin introduz à sua linha de produtos a marca Pioneer Pump, que atua no segmento de bombas centrífugas com sistema de escorva a vácuo, acionadas por motor a diesel. Ideais para aplicações como mineração, construção, indústria, saneamento, agricultura, óleo e gás.

Em 2018, a marca FPS complementa o vasto portfólio da Franklin Electric, fornecendo também soluções para sistemas de aeração. Com isso, amplia sua participação no mercado brasileiro de sistemas de bombeamento de água, consolidando o slogan “Mover água é o nosso negócio”.